PLANO
DE ENSINO
CURSO Design de Interiores
DISCIPLINA Arte Moderna e Contemporânea
CÓDIGO DEI6105 CARGA HORÁRIA 60H
PROFESSOR Profª DANIELLE SPADA
EMENTA
A
arte moderna e contemporânea como instrumento de educação do “olhar”.
Concorrentes artísticas e leituras de obras de arte.
Capacitar
o aluno a reconhecer e compreender a arte moderna como produção do
conhecimento.
UNIDADES
COMPONENTES DA DISCIPLINA
Unidade 1
As estéticas de
transição
Unidade 2
Vanguardas
Históricas
Unidade 3
A arte americana
Unidade 4
Arte Moderna no
Brasil
VISÃO DETALHADA DAS
UNIDADES
UNIDADE 1
As
estéticas de transição.
OBJETIVOS DA
UNIDADE 1
Identificar
as principais rupturas com o modo de representação da Arte Moderna.
AULA 1.1 –
Conteúdo:
Fovismo:
Explosão da cor
Escultura
do séc. XX : Uma nova imagem
AULA 1.2 –
Conteúdo:
Modigliani,
Matisse e Picasso
Cubismo
(analítico e sintético)
Futurismo
AULA 1.3 –
Conteúdo:
Vanguardas
Russas: Raionismo; Suprematismo; Construtivismo
UNIDADE 2
As
Novas Linguagens
OBJETIVOS DA
UNIDADE 2
Reconhecer
e decodificar as diferentes linguagens da arte moderna.
AULA 2.1 –
Conteúdo:
Abstracionismo;
Neoplasticismo;
A
Bauhaus e o Design; Dadaísmo e Surrealismo
AULA 2.2 –
Conteúdo:
Arte americana: 1908-40
Expressionismo Abstrato, Action Painting
AULA 2.3 –
Conteúdo:
Expressionismo
Figurativo
Escultura
Pós-Guerra
Campos
de cor;
UNIDADE 3
Arte
Contemporânea
OBJETIVOS DA
UNIDADE 3
Reconhecer
a produção da Arte Contemporânea e a sua influência no mundo.
AULA 3.1 –
Conteúdo:
Séc.
XX – Arte Contemporânea (História do Mundo x História da Arte)
Hard Edge, Arte
Pré-Pop, Pop Art; Op Art
AULA 3.2 –
Conteúdo:
Minimalismo
Arte conceitual: Arte visual invisível
AULA 3.3 –
Conteúdo:
Arquitetura
Contemporânea
Neo-Expressionismo
UNIDADE 4
A Nova geração da Arte – Vanguarda.
OBJETIVOS DA
UNIDADE 4
Apresentar
o panorama moderno e contemporâneo no Brasil
AULA 4.1 –
Conteúdo:
Panorama
moderno e contemporâneo no Brasil
AULA 4.2 –
Conteúdo:
Panorama
moderno e contemporâneo no Brasil
AULA 4.3 –
Conteúdo:
Panorama
moderno e contemporâneo no Brasil.
METODOLOGIA
Aulas
teóricas ilustradas com imagens que são fios condutores do processo de
ensino-aprendizagem, debates e discussões de textos, apresentação de
seminários, aproximação de um artista moderno a um artista contemporâneo
mediante um projeto de exposição.
ATIVIDADES DISCENTES
Pesquisa
a partir de leituras de artigos contemporâneos sobre arte, visita a exposições
pertinentes aos temas abordados em aula com elaboração de relatórios.
PROCEDIMENTOS DE
AVALIAÇÃO
A4 – dividida em duas avaliações para
obter a pontuação necessária para aprovação. Média 7,0 (sete).
Avaliação 01 - Prova
teórica abordando os temas apresentados em aula em questões OBJETIVAS de cunho
interpretativo. Valor total da Prova: 8,0 (oito pontos) + trabalho (Linha do
tempo do Artista – Escolher um artista reconhecido pelos críticos de arte
depois da virada do século – 1900 até os anos de 1960. Traçar uma linha
histórica de desenvolvimento do seu trabalho através de suas obras mais
importantes, indicando os motivos pelos quais estas obras sofreram mudanças
indicativas do amadurecimento do artista.). Valor total do trabalho: 2,0 (dois
pontos). Total: Prova + trabalho = 10,0 (dez pontos).
Avaliação 02 - Prova
teórica abordando os temas apresentados em aula em questões OBJETIVAS de cunho
interpretativo. Valor total da Prova: 8,0 (oito pontos) + trabalho (projeto de
uma exposição que articule um artista moderno e um artista contemporâneo
explicando o viés encontrado para a articulação entre os dois artistas.
Apresentar o critério de escolha das obras e a ordem para serem expostas com as
devidas justificativas, e ainda um texto de abertura da exposição.
As avaliações 1 e 2 serão com
consulta às suas anotações de aula. Não será permitido o uso de livros ou
materiais fotocopiados, bem como o uso de aparelhos de comunicação digital.
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
ARGAN,
Giulio Carlo. Arte Moderna. São
Paulo: Companhia das Letras, 1992.
CANONGIA,
Ligia. O Legado dos Anos 60 e 70.
Rio de Janeiro: Ed.Zahar, 2005.
STANGOS,
Nikos. Conceitos da Arte Moderna.
Rio de Janeiro: Ed.Zahar, 1994.
BIBLIOGRAFIA
COMPLEMENTAR
ARCHER,
Michael. “Arte Contemporânea”. São
Paulo: Martins Fontes, 2001.
CAUQUELIN,
Anne. “A Arte Contemporânea – Uma
introdução”. São Paulo: Martins Fontes, 2005
CRONOGRAMA DETALHADO BARRA- TERÇA
FEVEREIRO
|
Conteúdo
|
16
|
Contrato
Didático: Apresentação da disciplina; Processos de Avaliação; Aulas Externas;
Metodologia de Ensino.
Relembrando
História da Arte: Pós Impressionismo.
Séc.
XX – Arte Moderna (História do Mundo x História da Arte)
|
23
|
Fovismo:
Explosão da cor
Die
Brucke: A Ponte
Der
Blaue Reiter: O Cavaleiro Azul
Cubismo
(analítico e sintético)
|
MARÇO
|
Conteúdo
|
1
|
Visita
à Frida – Caixa Cultural 14H.
|
8
|
Futurismo, Raionismo; Suprematismo; Construtivismo
|
15
|
Abstracionismo;
Neoplasticismo;
A
Bauhaus e o Design;
|
22
|
Dadaísmo
e Surrealismo
|
29
|
Expressionismo Abstrato, Action Painting
Expressionismo Figurativo
|
ABRIL
|
Conteúdo
|
05
|
Campos de cor
|
12
|
AVALIAÇÃO 01 - Prova teórica abordando os temas
apresentados em aula em questões OBJETIVAS de cunho interpretativo. Valor
total da Prova: 8,0 (oito pontos) + trabalho.
Visita exposição Frida com a turma:
Valor 1,0 ponto na média (Bônus)
|
19
|
Hard Edge, Arte
Pré-Pop, Pop Art; Op Art
|
26
|
Arte conceitual: Arte visual
invisível
|
MAIO
|
Conteúdo
|
03
|
A Nova geração da Arte – Vanguarda.
|
10
|
Panorama
moderno no Brasil
|
17
|
Panorama
moderno no Brasil
|
24
|
Panorama
Contemporâneo no Brasil
|
26 - 28
|
INHOTIM - Viagem
|
31
|
Panorama
Contemporâneo no Brasil
|
JUNHO
|
Conteúdo
|
07
|
|
14
|
Entrega
das provas e correção.
|
21
|
CRONOGRAMA DETALHADO TIJUCA - QUINTA
FEVEREIRO
|
Conteúdo
|
18
|
Contrato
Didático: Apresentação da disciplina; Processos de Avaliação; Aulas Externas;
Metodologia de Ensino.
Relembrando
História da Arte: Pós Impressionismo.
Séc.
XX – Arte Moderna (História do Mundo x História da Arte)
|
25
|
Fovismo:
Explosão da cor
Die
Brucke: A Ponte
Der
Blaue Reiter: O Cavaleiro Azul
Cubismo
(analítico e sintético)
|
MARÇO
|
Conteúdo
|
3
|
Visita
à Frida – Caixa Cultural 14H.
|
10
|
Futurismo, Raionismo; Suprematismo; Construtivismo
|
17
|
Abstracionismo;
Neoplasticismo;
A
Bauhaus e o Design;
|
24
|
Dadaísmo
e Surrealismo
|
21
|
Expressionismo Abstrato, Action Painting
Expressionismo Figurativo
|
ABRIL
|
Conteúdo
|
7
|
Campos de cor
|
14
|
AVALIAÇÃO 01 - Prova teórica abordando os temas
apresentados em aula em questões OBJETIVAS de cunho interpretativo. Valor
total da Prova: 8,0 (oito pontos) + trabalho.
Visita exposição Frida com a turma:
Valor 1,0 ponto na média (Bônus)
|
21
|
Feriado
|
28
|
Hard Edge, Arte
Pré-Pop, Pop Art; Op Art
|
MAIO
|
Conteúdo
|
5
|
Arte conceitual: Arte visual
invisível
|
12
|
A Nova geração da Arte – Vanguarda.
|
19
|
Panorama
moderno no Brasil
|
26
|
Panorama
Contemporâneo no Brasil
|
26
|
FERIADO - INHOTIM - Viagem
|
JUNHO
|
Conteúdo
|
9
|
|
16
|
Entrega
das provas e correção.
|
23
|
Para enriquecer seu conhecimento:
Modigliani - Paixão Pela
Vida - EUA – 2004 - Direção: Mick Davis – Drama. 127 min.
Van Gogh – França – 1991
– Direção: Maurice Pialat – Drama. 158 min.
Vincent & Theo -
Países Baixos - 1990 – Direção: Robert Altman – Drama – 197 min.
Pollock – EUA – 2000 –
Direção: Ed Harris – Drama.122 min.
O Mistério de Picasso –
França – 1956 – Direção: Henri-Georges Clouzot – 75 min.
Frida – EUA – 2002 –
Direção: Julie Taymor – Drama. 123 min.
Camille Claudel - França,
2012 – Direção: Bruno Dumont - Drama, Biografia - 95 min.
BASQUIAT - Traços de uma
Vida. EUA, 1996 – Direção: Julian Schnabel - Drama, Biografia - 106 min.
Moulin Rouge – Reino
Unido, 1952 - Direção: John Huston - Drama, Música - 119 min.
Little Ashes - Reino
Unido, 2009 – Direção: Paul Morrison – Drama - 112 min.
RUMO AO PARAÍSO – 2003
-Direção: Mario Andreacchio - Gênero: Drama - 89 min.
SITES:
http://www.itaucultural.org.br/
http://www.museusegall.org.br/
http://www.macniteroi.com.br/
http://www.mamrio.org.br/
http://www.nga.gov/exhibitions/vgwel.shtm
http://www.googleartproject.com/
http://topicos.estadao.com.br/videos-sobre-arte
VISITAS:
As visitas não são
obrigatórias, porém valem como horas de atividades complementares.
Principais Museus:
MAM
- RJ
MAC
– RJ
MAR
– RJ
MASP
- SP
INHOTIM
– MG
INSTITUTO
TOMIE OHTAKE - SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário